terça-feira, 6 de julho de 2010

Dicas para o síndico que vai se ausentar e Orientações sobre como lidar com as crianças em férias


Época de férias é marcada pelo aumento do fluxo de crianças no condomínio e, muitas vezes, pela ausência do síndico que, assim como demais moradores, aproveita as férias escolares dos filhos para viajar.

Portanto, é bom estar prevenido quanto a possíveis problemas e deixar tudo encaminhado no condomínio para evitar desconfortos e imprevistos. Veja a seguir como se preparar para este período:


AUSÊNCIA DO SÍNDICO

Pela lei, o síndico não é obrigado a avisar todos os moradores que está saindo de férias, mas é interessante fazê-lo. Assim, caso houver um problema, já se sabe quem se deve procurar.

Na ausência do síndico, o responsável pelo condomínio é o subsíndico ou, em último caso, algum membro do conselho a ser nomeado formalmente.

Dicas e Providências:

- Marcar duas reuniões: uma com o subsíndico (se houver) e com o Conselho; outra com a empresa administradora, se o condomínio usar o serviço.

- Determinar e formalizar quem vai responder pelo condomínio no período (a prioridade é para o subsíndico).

- Comunicar o período de ausência à administradora (se tiver). Vale lembrar que durante a ausência do síndico, os suplentes devem contar com o apoio da empresa contratada. Com ela, é possível tirar dúvidas e ajudar os outros moradores que tenham problemas durante o período.

- Passar ao substituto os casos que estão pendentes (manutenção, pagamentos, providências, férias de funcionários, etc.)

- Deixar com o(s) responsável(is) cópia da Convenção e do Regulamento Interno. Lembre-se: essa é uma época propícia a desrespeitos ao RI. Por isso, tanto o substituto, como o zelador devem estar instruídos sobre como lidar com possíveis infrações.

- Quando constatada alguma infração, o zelador deve apenas informar ao condômino que ele está desrespeitando as normas do condomínio, e comunicar o caso o mais rapidamente possível ao subsíndico ou conselheiro que está respondendo pelo condomínio no lugar do síndico.

- Orientar o zelador quanto ao uso do Livro de Ocorrências.

- Certificar-se de que o zelador tem os telefones abaixo, para qualquer eventualidade:

administradora do condomínico (se tiver)
subsíndico e/ou membro(s) do conselho
empresa de conservação/manutenção do elevador
empresa de segurança / monitoramento (se tiver)
demais empresas de manutenção (portões, bombas etc.)
delegacia mais próxima/ telefone para emergências
corpo de bombeiros da região/ telefone para emergências

CRIANÇAS

Com a chegada das férias, as crianças que não puderem viajar ficarão mais tempo em casa. E isso quer dizer mais visitas ao condomínio, mais gente nas áreas comuns, mais uso de quadras, playgrounds, piscinas, salção de jogos.

Dicas e providências

- Envie ou afixe no elevador um comunicado aos moradores sobre dicas e orientações para o período de férias escolares. Esse tipo de comunicação costuma ser bastante eficaz.

- Verifique se o Regulamento Interno está sendo seguido. Em alguns casos, crianças até certa idade não podem circular sem o acompanhamento dos responsáveis. Isso evita que o pequeno se machuque nas áreas comuns.

- Em grandes condomínios, com infraestrutura adequada, é possível contratar empresas que ofereçam atividades recreativas para a criançada. Dessa maneira, evita-se o corre-corre em áreas que não sejam ideais para os menores, como corredores sociais, portaria e garagem.

- Em locais com menos espaço, ou sem possibilidade de implementação de infraestrutura, é interessante avaliar as condições do entorno, para saber se há parques ou alternativas de lazer na região, para serem sugeridas aos moradores. Daí fica mais fácil sugerir um rodízio entre os pais com disponibilidade para levar algumas crianças do condomínio para brincar no local.

- A criação de uma biblioteca pode ser uma saída interessante. Os pais podem doar os livros. Além de distrair as crianças, incentiva a leitura. A biblioteca poderá ser montada numa sala pequena e com a ajuda das crianças.

- Crianças não devem usar o elevador como brinquedo. Os pais devem orientar seus filhos a não pularem dentro do veículo e a não ficarem passeando pelo prédio dentro dele.

- O uso da piscina, caso haja, deve seguir o regulamento do condomínio. Porém, em alguns casos, o síndico pode abrir uma exceção para crianças muito pequenas.

SEGURANÇA

Com o entra-e-sai de visitas aumentado pela presença das crianças que recebem seus amigos no período, vale lembrar posturas simples que ajudam a segurança de todos os moradores.

Dicas e providências

- Ter certeza de quem está autorizando a entrar no prédio

- Caso for viajar, não deixe a chave da unidade com funcionários do prédio.

- Para casos de emergência, deixe um contato (como telefone celular) na portaria

- Ao pedir serviços de delivery, não permita que o entregador entre no condomínio.

- Cancele o recebimento de jornais e revistas

- Feche o registro de água e desarme os disjuntores de luz

- Deixe na portaria o nome e o número do RG do funcionário responsável pela limpeza

Também é interessante que seja verificado periodicamente o sistema de alarme e segurança do local, além de verificar as condições do equipamento de vídeo e de iluminação do condomínio.

MUDANÇAS

No período de férias, muitos aproveitam para fazer mudança. Como o assunto deve estar explicado no regulamento interno do condomínio, é importante que o novo morador esteja informado sobre as regras.

Em geral, o aceitável é efetuar as mudanças em dias úteis e durante o horário comercial. Alguns locais permitem fazê-la também durante aos sábados, até certo horário. Domingos e feriados, em geral, são dias em que a atividade é vedada.

Outro ponto comum à maioria dos condomínios é a permissão de se realizar apenas uma mudança por dia, para evitar desconforto aos demais moradores, já que o elevador de serviço fica ocupado quase que exclusivamente com o novo ocupante.

Em condomínios novos deve-se primeiramente verificar a disponibilidade da agenda do local antes de acertar o dia de descarregar os pertences com o caminhão.

Fonte: Fontes consultadas: Ana Paula Pellegrino, Adbens; Hubert Gebara, Secovi-SP e Hubert; Angélica Arbex, Lello; José Roberto Graiche, Graiche Administradora; Renê Vavassori, Itambé

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