terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Previna surpresas ruins ao retornar das férias

O cuidado com segurança deve ser redobrado quando a família sai de férias. Peça a um parente ou pessoa de confiança que permaneça ou passe no imóvel algumas vezes.

Há menos de uma semana para o Natal muitas famílias já começaram a contagem regressiva para as férias de verão, mas antes de pegar a estrada, vale a pena montar um check-list de segurança para garantir que tudo esteja em perfeita ordem na volta para casa. As pessoas que moram em condomínios verticais e horizontais ficam mais tranquilas porque, em tese, basta trancar a porta da frente. Na realidade não é bem assim, muito da segurança do condomínio depende dos moradores e dos funcionários.

Para evitar qualquer risco, a dica para os porteiros é se atentar ao vai-e-vem de estranhos. Neste caso, o mais recomendado é que o morador receba na portaria a entrega de encomendas. Outro ponto de fragilidade é a garagem. Por isso, monitorar o movimento de veículos e pessoas quando o condomínio está quase vazio é tão importante quanto no período normal.

Também com objetivo de evitar imprevistos, a Polícia Militar orienta que evite comentários sobre a viagem perto de estranhos, porque isso facilita ao invasor saber quando não haverá ninguém em casa. Deixar a luz acesa o dia todo e correspondência se acumulando na porta de entrada tem o mesmo efeito. O primeiro tenente Roberto França, do 4º Batalhão da Polícia Militar, diz que o mais importante é dificultar a ação dos invasores. “O que atrai o marginal nem sempre é o endereço, mas a facilidade para realizar o furto”. Ele explica que o mais importante é não deixar perceptível que a casa está vazia.

Uma tática muito comum entre os marginais é tocar a campainha várias vezes para certificar-se de que não há ninguém em casa. “O ideal é desligá-la, deixar alguém cuidando da casa e comunicar um vizinho de confiança que estará ausente”, relata França. Os equipamentos de segurança e o apoio de empresas especializadas em segurança também ajudam.

Fonte: O Diário de Maringá - www.odiariomaringa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário